Mundo

Sobreviveu o homem com 30 minutos de vida e um verme no cérebro

Luis Ortiz está vivo, apesar dos médicos só lhe terem dado mais 30 minutos de vida depois de encontrarem um verme no cérebro do homem. A cirurgia de emergência correu bem e Luis Ortiz, que foi ao hospital por causa de uma dor de cabeça intensa, ganhou uma ténia e uma história para contar.

As ténias parecem estar na ordem do dia. Depois do caso do homem que morreu de cancro passado por este verme, eis que surge uma história com um final bem diferente.

Luis Ortiz está vivo, apesar dos médicos, assim que lhe encontraram uma ténia no cérebro, só lhe terem dado cerca de 30 minutos de vida.

O homem, que tinha ido a um hospital da Califórnia (EUA) por causa de uma dor de cabeça muito intensa, foi operado de emergência. A cirurgia correu bem e Luis Ortiz está agora a recuperar.

O verme, que estava vivo, tinha provocado um quisto no cérebro, o qual interrompia a circulação sanguínea e o fluxo de água para o resto do órgão. Daí o terrível prognóstico de apenas 30 minutos de vida.

Felizmente, os cirurgiões conseguiram retirar a ténia, o parasita mais comum em humanos.

De acordo com o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla original), a neurocisticercose (formação de quistos no cérebro por larvas) acontece quando as pessoas, sem o saberem, consomem produtos que contêm ovos (microscópicos) de vermes.

Se os ovos eclodirem no organismo humano, as larvas podem subir até ao cérebro.

Cerca de mil pessoas são hospitalizadas, por ano, devido a neurocisticercoses, complementou o CDC.

Em destaque

Subir