Nas Notícias

Sobreiro é Árvore Nacional de Portugal juntamente com a bandeira e o hino

sobreiro_1Um Projeto de resolução na Assembleia da República faz com que a árvore se torne simbologia nacional, juntamente com a bandeira e ‘A Portuguesa’.

Esta semana que antecede o Natal fica marcada na história portuguesa. O sobreiro é, desde esta quinta-feira, a Árvore Nacional de Portugal.

O processo para esta distinção teve início em outubro do ano passado, altura em que foi criada uma petição pública por duas associações, Árvores de Portugal e Transumância e Natureza. Desde então, a ação veio a ganhar destaque e passado pouco mais de um ano, a petição deu entrada na Assembleia da República com um total de 2291 assinaturas.

Após a aprovação, o passo seguinte passa pela elaboração de uma imagem simbólica do sobreiro, com a criação de um logótipo. Posteriormente, está também prevista a criação de uma plataforma de entendimento e trabalho entre o Estado português, as autarquias e a sociedade civil, assim como empresas privadas.

Na verdade, vistos os números, o sobreiro representa há muito tempo uma imagem de marca do nosso país. Ocupa 25 por cento da área florestal portuguesa, qualquer coisa como 737 mil hectares.

Já na parte da cortiça, o sobreiro representa 10 por cento das exportações ajudando desta forma a que Portugal seja o maior exportador mundial desta matéria.

A árvore, agora símbolo nacional, juntamente com a bandeira e o hino, tem mais de 60 milhões de anos e é também simbólica em países como a Alemanha ou os Estados Unidos da América.

Em destaque

Subir