Mundo

Sobe para 48 o número de mortos do ataque de Boko Haram na Nigéria

Pelo menos 48 soldados morreram no ataque do grupo extremista Boko Haram, na quinta-feira, contra uma base militar no nordeste da Nigéria, segundo um novo balanço divulgado hoje por uma fonte militar.

“Por enquanto, encontramos os corpos de 48 soldados” declarou um soldado, em Zari, que falou à France-Presse (AFP) sob a condição de anonimato, no contexto do forte aumento de ataques contra o exército nigeriano do grupo do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP).

A mesma fonte referiu que “os corpos de 31 soldados foram encontrados no local do ataque” e os “outros 17 foram encontrados ontem [no domingo] pelas equipas que se descolaram ao distrito de Zari”.

Outra fonte militar indicou também que o ataque “feriu 20 soldados”, além dos 48 mortos.

No sábado, várias fontes militares informaram à AFP do ataque contra uma base militar, localizada entre a fronteira do Níger e a bacia do lago Chade, a zona de retirada da fação ISWAP.

“Os rebeldes chegaram em grande número em camiões e carregavam armas pesadas”, disse um oficial, citada pela AFP.

De acordo com a AFP, este ataque foi reivindicado numa breve declaração do ISWAP.

A Nigéria tem sido palco, desde 2009, da violenta ação rebelde do grupo fundamentalista Boko Haram, que pretende criar um estado islâmico na zona norte daquele país.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, que se recandidata nas eleições de fevereiro de 2019, foi eleito sob a promessa de erradicar o grupo ‘jihadista’, que já provocou mais de 20.000 mortos e milhões de deslocados desde 2009.

Em meados de agosto, centenas de militares manifestaram-se em Maiduguri, recusando ser destacados para zonas instáveis e sob ameaça do Boko Haram.

Em destaque

Subir