Nas Notícias

Mário Soares acusa Angela Merkel de “só fazer asneiras”

mario_soaresO antigo presidente da República, Mário Soares, considera ser “impossível” ficar ao lado de Merkel, neste novo projeto europeu, uma vez que a chanceler alemã “só faz asneiras”. Soares prevê “uma queda da Europa no abismo”.

Críticas austeras do antigo chefe de Estado, que não alinha no quadro europeu que Angela Merkel e Nicolas Sarkozy estão a traçar, nos encontros que têm mantido, em vésperas do Conselho Europeu. Mário Soares acusa França e Alemanha de decidirem sozinhos, sem que se tenham legitimidade para o fazer.

As críticas de Mário Soares estendem-se “aos nossos políticos” – expressão que usou, numa referência ao atual primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho – que são “incapazes de perceber a realidade”. Segundo o histórico socialista, os políticos que “só veem ideologia e o interesse não vão longe”, por não poderão contar com “o apoio do povo”.

“Se não mudarmos de paradigma, se não alterarmos o modelo económico e social, vamos cair no abismo. Todos dizem que estamos à beira do abismo. Mas caímos ou não? Deste modo, não temos alternativa”, defendeu Mário Soares.

O antigo chefe de Estado falava durante a apresentação do seu livro (‘Mário Soares, um Político Assume-se’), cerimónia que decorreu na Fundação Eng.º António Almeida, no Porto. Fê-lo precisamente no dia em que Merkel e Sarkozy apresentaram uma proposta de novo tratado para a União Europeia, que obtenha pelo menos o acordo dos países da Zona Euro.

Ontem, num almoço em Paris, os dois dirigentes europeus traçaram os planos da Europa que defendem, para proteger a moeda única, numa partilha de ideias que une Alemanha e França incondicionalmente.

Em destaque

Subir