Nas Notícias

Só três em 39 hospitais pagam a horas aos fornecedores

A esmagadora maioria dos hospitais ‘ignorou’ uma portaria de 2008, falhando os prazos de pagamento aos fornecedores. Numa lista de 39, só três cumpriram os objetivos definidos em 2017.

Os dados constam de uma infografia hoje avançada pela TSF, que lista um total de 39 hospitais públicos.

Só o Hospital Distrital de Santarém, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e o Hospital de Magalhães Lemos passaram no cumprimento dos “Objetivos 2017”.

De acordo com uma portaria de 2008, o Programa Pagar a Tempo e Horas define que as unidades de saúde do setor público devem pagar aos fornecedores entre 30 a 40 dias, prazo que pode ser esticado ao máximo até aos 60 dias.

No entanto, a contabilidade hoje avançada pela rádio demonstra que esses 39 hospitais demoraram uma média de 260 dias para liquidar o pagamento.

Para agravar o cenário, o prazo de pagamento cresceu face aos 228 dias registados em 2016.

O Centro Hospitalar de Setúbal, que demora 509 dias para pagar aos fornecedores, é quem mais puxou pela média, seguido pelo Centro Hospitalar Lisboa Norte, com um prazo médio de pagamento de 439 dias.

As consequências são fáceis de antecipar: perante um mau pagador crónico, os fornecedores encarecem os preços dos bens e serviços, pois sabem que têm de esperar mais tempo do que a lei determina.

Em destaque

Subir