Economia

Só haverá oito países mais pobres do que Portugal na UE, em 2014

olli rehn 1olli rehnUltrapassado pela Lituânia, Portugal vai passar a ser o nono país da União Europeia com menor PIB per capita. Comissário europeu Olli Rehn confirma uma quebra da economia lusa. Em 2014, a pobreza acentua-se e a Portugal ficará perto dos níveis da Estónia. Luxemburgo e Áustria estão no extremo oposto da lista.

Portugal vai cair, neste ano, mais uma posição na lista que avalia o PIB per capita (riqueza média por habitante), tornando-se o novo mais pobre da União Europeia (UE). A Lituânia ultrapassará os níveis portugueses, que ficam à mercê da Estónia, país que assinala valores muito semelhantes a Portugal.

Estas previsões de inverno foram divulgadas ontem, pelo comissário europeu Olli Rehn, que confirma uma quebra da economia lusa. O cenário de resgate manterá Portugal em posição muito frágil, tendo em conta este índice.

Com piores índices de riqueza por habitante só há oito países: Bulgária, Roménia, Croácia, Hungria, Polónia, Letónia, Grécia e Estónia. No outro extremo da tabela colocam-se Luxemburgo e Áustria, entre os 28 países da União.

Segundo a Comissão Europeia, Portugal tem problemas estruturais a resolver, como a incapacidade de gerar emprego e de cativar investimento privado, além de ter necessidade de travar o investimento público, para atacar a dívida.

E os indicadores positivos resultantes das exportações não são suficientes para promover a recuperação económica. Assim, 2014 será um ano em que Portugal permanecerá longe da realidade verificada nos países da União Europeia. Os dados surgem numa altura em que é conhecida a intenção da Comissão Europeia de promover mais um corte da despesa, de 4000 milhões de euros.

Em destaque

Subir