Economia

Só as agências de ‘rating’ sem credibilidade é que “veem problemas em todo o lado”

herman van rompuyAs mesmas agências de ‘rating’ que, durante uma década, “não viram nada” são as mesmas que agora “veem problemas em todo o lado”. “Perderam credibilidade”, reconhece o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

As agências de ‘rating’ que dominam o mercado de notação financeira – Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch – nunca encontraram problemas nas economias da União Europeia e, agora, “veem problemas em todo o lado”. A acusação parte do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, para quem este desespero de mostrar trabalho é o reconhecimento de que “perderam credibilidade”.

Foi em Bruxelas, durante uma conferência, que o antigo primeiro-ministro belga criticou a atuação das principais agências de ‘rating’. Esta bipolaridade, em que das economias perfeitas se passa para economias defeituosas, teve reflexos agravados nos países em que as descidas de notação anteciparam os ‘ataques’ dos mercados. Com estas medidas, o impacto das notações destas agências “sobre os mercados financeiros desceu bastante nos últimos dois anos”.

Embora critique a atuação de Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch, Herman Van Rompuy não acredita que a criação de uma entidade europeia para realizar a avaliação e notação de países e empresas seja uma solução viável. “Isso não seria a solução para o problema da credibilidade”, garantiu o presidente do Conselho, sem contrapor qualquer medida.

Em destaque

Subir