Tecnologia

A Creative quer banir as vendas de smartphones Android nos EUA

creative contra android

Uma empresa famosa no início do milénio voltou à ribalta por estar a tentar proibir a venda, no mercado norte-americano, de quase todos os smartphones com o sistema Android. A Creative alega que os fabricantes têm violado uma patente do Zen, um leitor de mp3.

De acordo com a queixa apresentada pela empresa de Singapura, registada na ITC (um regulador do comércio nos EUA), todos os smartphones com o sistema operativo Android e capacidade para reproduzir música violam uma patente atribuída aos leitores de mp3 Zen, da própria Creative.

Essa patente protege o uso de um menu com um sistema hierárquico para as músicas e os álbuns, o que é ‘imitado’ por praticamente todos os smartphones com Android.

A queixa foi apresentada contra todos os grandes fabricantes: BlackBerry, Lenovo, LG, HTC, Motorola, Samsung, Sony e ZTE.

Os analistas não acreditam que o processo siga até uma decisão judicial que proíba os smartphones com Android. O objetivo é pressionar os grandes fabricantes a pagarem uma indemnização pelo uso não autorizado da patente e, num segundo movimento, a adquirirem (por um montante também elevado) os direitos a usarem a patente, nomeadamente através do pagamento de ‘royalties’ sobre cada telemóvel vendido.

Basta lembrar que, no início do milénio, a Creative forçou a Apple a assinar um acordo semelhante, embolsando mais de 100 milhões de dólares.

Em destaque

Subir