Tecnologia

Smartphone desenhado para idosos premiado em concurso

zonO ‘Smart Companion’, um smartphone desenhado para idosos, alcançou o segundo lugar na categoria Aplicações e Conteúdos Multimédia, na quarta edição do Zon Prémio Criatividade em Multimédia. O projeto foi desenvolvido pelo Fraunhofer Aicos.

O projeto ‘Smart Companion’, da Fraunhofer Aicos, é um smartphone desenhado e orientado para a população sénior, que consiste na adaptação do sistema operativo Android, às necessidades específicas dos idosos, através da simplificação do seu design, interface e desenho de menus.

Pensado para as necessidades desta população, o ‘Smart Companion’ apresenta-se como um verdadeiro “companheiro”, com funcionalidades específicas, como por exemplo um “lembrete” para tomar a medicação, ou uma forma rápida de aceder a uma linha de emergência com apenas um toque, ou a possibilidade de enviar mensagens de voz de forma quase instantânea.

Com este projeto, o Instituto Fraunhofer pretende melhorar acesso por parte da população sénior à sociedade de informação, promover a autonomia, independência e qualidade de vida dos mais velhos, prevenir o isolamento social, apoiar os idosos na manutenção das suas capacidades funcionais e aumentar a eficiência dos prestadores de cuidados de saúde deste público-alvo.

Atualmente, o “Smart Companion”, e após aprovação de candidatura ao QREN – em parceria com a Optimus, Universidades de Aveiro e de Lisboa, a DEVSCOPE, a MSFT e a WIT Software –, está a transformar-se num projeto comercial – S4S (Smartphone for Seniores), alcançando um dos grandes objetivos do Instituto que é o de colocar a tecnologia ao serviço dos idosos.

A equipa do Fraunhofer Aicos Portugal arrecadou um prémio monetário no valor de 6250 euros. O Prémio ZON Criatividade em Multimédia é uma iniciativa da ZON, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do Instituto do Cinema e Audiovisual.

O objetivo desta iniciativa é contribuir para a promoção e desenvolvimento da indústria multimédia e audiovisual em Portugal. A edição de 2011 contou com 200 participantes, incluindo concorrentes de países estrangeiros.

Em destaque

Subir