Economia

Skills Lab quer aumentar a empregabilidade de jovens licenciados

jovensConsiderando a elevada taxa de desemprego entre os jovens (segundo a Organização Internacional de Trabalho encontra-se num valor próximo dos 30 por cento), o programa Skills Lab procura colmatar a dificuldade que esta geração – uma das mais qualificadas – encontra na entrada efetiva no mercado de trabalho. Assim, o programa estimula a criação de equipas multidisciplinares, transformando o tempo de formação num laboratório de competências e ideias que se traduzam em negócios.

Nesta primeira edição, serão selecionados 24 participantes que vão integrar um programa de formação-ação com a duração de três meses.

Segue-se um período de incubação de mais três meses em que os participantes estarão em contacto permanente com o mercado de trabalho e com empresas, permitindo a validação e o desenvolvimento dos modelos de negócio (no caso dos empreendedores) e de competências, a partir de contextos e desafios reais para todos os que querem ter um fácil acesso ao mercado de trabalho.

É também importante referir que todos os participantes terão acesso a uma bolsa para apoio nas despesas inerentes à frequência do programa.

A ambição é que no final do programa os participantes estejam melhor preparados para enfrentarem um mercado cada vez mais global, quer seja pela criação do próprio emprego ou pela contratação por parte de uma empresa. Apoiar, dar ferramentas e estrutura e oferecer o conhecimento necessário para que seja uma formação ‘hands on’ são também elementos de destaque deste programa.

Esta iniciativa que fará parte do programa da Capital Ibero-Americana e que conta também com o mecenato da Bosch terá o processo de candidaturas a decorrer entre 14 de março e 15 de abril, estando o arranque do evento agendado para 4 de maio.

Em destaque

Subir