Nas Notícias

O site de notícias falsas que engana os utilizadores das redes sociais

Está online em ‘cnoticias.net’, apresenta-se ao leitor como um jornal comum, mas não é mais do que uma ferramenta de humor, que engana os utilizadores das redes sociais.

É um projeto de diversão, mas que se confunde com um jornal online. Permite a qualquer utilizador criar notícias falsas, para serem partilhadas nas redes sociais. O objetivo é ser engraçado, mas o projeto torna-se perigoso.

Em ‘cnoticias.net’ aloja-se um site perigoso, que se apresenta como uma forma de criar “piadas”, em forma de notícias.

“Faça uma piada e pegue todos os seus amigos. Você pode compartilhar as novidades nas redes sociais! O que você está esperando para começar?”, pode ler-se, na página principal do site.

A partir daqui, os utilizadores têm acesso a dois campos, para introduzir título e notícia. Há ainda uma funcionalidade: introduzir foto.

Depois, resta publicar e partilhar nas redes sociais. E como quem adere a esta brincadeira é credível, aos olhos dos seus amigos no Facebook, torna-se fácil que qualquer notícia falsa se espalhe pelas redes sociais.

Terá sido este o site que espalhou no Facebook a falsa notícia da morte do ator Ruy de Carvalho.

A morte de personalidades é um dos mais recorrentes exemplos de piadas que viralizam, até porque os utilizadores de redes sociais nem sempre observam se a fonte é credível e muitas vezes partilham a ‘notícia’ sem a ler.

Não se percebe bem a origem do ‘cnoticias.net’, já que tem uma apresentação que sugere que é um site brasileiro, mas o aviso legal e condições de utilização do site estão escritos em Francês.

Em destaque

Subir