Nas Notícias

Sistema Nacional de Saúde português à frente do inglês e espanhol pela primeira vez

Portugal subiu cinco posições num ranking internacional que compara os sistemas de saúde nacional de 35 países europeus. No ano passado ocupava a 20.ª posição, passando agora para o 14.º lugar, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS).

De acordo com o Euro Health Consumer Index, que compara o desempenho dos sistemas de saúde de 35 países europeus, Portugal ficou, pela primeira vez, à frente do Serviço Nacional de Saúde inglês e espanhol, num ranking internacional, segundo noticia o jornal Público.

A classificação foi elaborada pela organização sueca, que deu prioridade à perspetiva do utente. Sendo assim, a Holanda é o país com a melhor classificação no sistema de saúde e a Roménia tem a pior pontuação.

 Esta avaliação anual coloca Portugal em 14.º lugar, com 763 pontos em mil possíveis, à frente de países como Reino Unido (15.º) e a Espanha (18.º).

Foram tidos em conta seis pontos, pelo que as áreas em que Portugal recebeu pior pontuação e deveria investir mais são a da acessibilidade, devido às listas de espera, e a diversidade e abrangência dos serviços prestados.

De igual forma, Portugal fica bem colocado em relação entre os gastos em saúde e os resultados obtidos, numa análise custo-eficiência dos cuidados de saúde. Neste ranking, posiciona-se no 10.º lugar, à frente da Holanda.

Assim, Portugal sobe cinco lugares no ranking, em comparação à avaliação do ano passado, altura em que ocupava a 20.ª posição.

Em destaque

Subir