Categorias: Nas Notícias

Sissi, a vaca da escola agrária de Vagos que obedece às ordens

Na EPADRV, em Vagos, há uma vaca, ainda adolescente, que obedece às ordens. A veterinária Teresa Valente quer agora ensinar “algumas habilidades” à Sissi, a novilho que tanto “saltita de alegria” para “chamar a atenção” como se mostra “muito ciumenta”.

Parabéns, Sissi. A estrela da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV) faz hoje 13 meses. É uma vaca da raça pardo-suíça com 200 quilos.

Esta adolescente tem sido a grande protagonista da escola quando há alunos de fora a conhecer a EPADRV. Sissi é capaz de obedecer a algumas ordens mais básicas como se fosse uma cadelita.

Este comportamento tem sido estimulado por Teresa Valente, a médica veterinária assistente da vacaria e diretora do polo de bovinos.

“Na altura” do nascimento, “a Sissi ainda estava no canal de parto e já tinha os olhos abertos, a olhar para mim”, recordou a técnica, citada pela Lusa: “Prestei-lhe os primeiros cuidados neonatais, coloquei-a no viteleiro, dei-lhe o primeiro biberão, depois ensinei-a a beber do balde e acompanhei-a desde muito pequenina”.

Sissi e Teresa Valente foram desenvolvendo uma “relação especial”. “Todos os dias eu vou ter com ela, dou-lhe mimos, faço-lhe festas e falo com ela”, começou por referir a veterinária.

“Dá pelo nome e as habilidades que faz é pela vontade dela. Brinca, saltita e interage bastante comigo. Anda sempre atrás de mim e tem um comportamento de vitela que não o perdeu, como a sucção das minhas mãos, que entendo que seja por me associar a uma identidade que lhe transmite proteção”, acrescentou.

Sendo uma novilho “inteligente e bastante sociável”, Sissi não deixa de se comportar como a adolescente que é, em especial quando se mostra “muito ciumenta”, ou seja, quando outras vacas procuram a companhia de Teresa Valente.

“Acho-lhe também piada porque as brincadeiras que ela tem não são tanto de bovino, de marrar, mas mais de equino, dando pequenos saltos de cavalo. Apenas dá pequenas marradinhas para cumprimentar ou quando quer chamar a atenção. E é muito ciumenta. Por vezes, sento-me no degrau e até deixo que as outras novilhas me venham cumprimentar, porque não quero que fiquem stressadas e gosto que os animais tenham uma boa relação comigo, mas a Sissi não deixa e afasta as outras”, salientou a veterinária.

“A atenção é para ela e se estou lá dentro é para brincar com ela e com mais ninguém”, continuou: “Procuro mudar esse comportamento e ralho com ela. Então, ela afasta-se para um canto, meio amuada. Mas volta quando falo com voz suave, porque não é de guardar remorsos”.

Teresa Valente quer agora desenvolver um “projeto pedagógico” para a Sissi, procurando “ensinar-lhe mais umas habilidades” para mostrar às visitas escolares à EPADRV, em especial aos alunos mais novos.

“Ela é um animal perfeito da sua espécie e tem muito potencial. Quero ensiná-la a desfilar sem cabresto e a saltar obstáculos”, revelou.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

4 de julho, é ratificada a Declaração da Independência dos EUA

No dia 4 de julho de 1776, é ratificada e publicada a Declaração da Independência…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 2 de julho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 2 de…

há % dias

2 de julho, a Literatura ganha Hesse, mas perde Hemingway e Sophia

Nasce Hermann Hesse, morrem Ernest Hemingway e Sophia de Mello Breyner. O dia 2 de…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

1 de julho, nasce Amália Rodrigues, a diva do fado

Hoje é dia de recordar Amália Rodrigues, que nasceu a 1 de julho de 1920,…

há % dias