Mundo

Sismo no Peru provoca duas mortes e 65 feridos

Um sismo com a magnitude entre os 6,8 e os 7,3 graus na escala de Richter, que aconteceu este domingo, no Peru, provocou a morte de pelo menos duas pessoas além dos 65 feridos.

De acordo com Jorge Chávez, o chefe do Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru, as mortes ocorreram nas localidades de Yauca e Bella Unión, enquanto os feridos registaram-se nas províncias de Caravelí e Nazca, na região de Ica.

Inicialmente, o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico tinha emitido um alerta de um maremoto para certas zonas do Peru e do Chile – retirado minutos depois.

O instituto norte-americano dava conta de um sismo de magnitude 7,3, prevendo “ondas de tsunami perigosas para algumas costas”, nomeadamente ondas 30 centímetros a um metro acima do nível da maré.

O instituto de geofísica norte-americano (USGS) informou este domingo a ocorrência de um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter, a 42 quilómetros a su-sudoeste de Acari e a uma profundidade de 12,1 quilómetros.

Horas depois da comunicação, o instituto corrigiu as informações, dando conta de uma magnitude de 7,1 e da profundidade do epicentro ter acontecido 36 quilómetros abaixo da superfície.

Em destaque

Subir