Mundo

Sismo no Alasca: Alerta de tsunami já foi levantado

Um sismo de magnitude 6.8 na escala de Richter fez tremer hoje o Alasca, provocando um alerta de tsunami, entretanto anulado. A costa do Canadá e dos Estados Unidos seria o destino da onda gigante. Não há informação sobre vítimas e danos materiais.

A terra tremeu no Alasca, EUA, sem que se conheçam dados relativos a vítimas mortais e dimensão dos estragos materiais. Após o sismo, foi emitido um alerta de tsunami, que colocou em sentido a costa norte do Pacífico. No entanto, as autoridades levantaram esse aviso.

O Instituto de Geofísica dos Estados Unidos revela que o terramoto foi sentido à 1h55 locais (11h55 em Lisboa). Meia hora mais tarde, ocorreu uma réplica, de 4,5.

Segundo a mesma fonte, o epicentro situa-se nas ilhas Aleutas, a 10 quilómetros de profundidade e a 1679 quilómetros de Anchorage, principal cidade do Alasca.

a magnitude do primeiro tremor de terra foi retificada. As primeiras informações apontavam para 7.1 na escala de Richter, mas, mais tarde, esse valor acabou por ser corrigido.

Em destaque

Subir