Mundo

Sismo em Java com alerta de tsunami cancelado

Ilha de Java, na Indonésia, sofre sismo de magnitude 6.7 na escala de Richter, que provocou um alerta de tsunami, entretanto cancelado. População isolou-se em mesquitas, mas tudo não passou de um enorme susto.

O sismo não provocou mortos ou feridos, segundo as informações ao dispor das autoridades, nem há danos materiais a assinalar. A população, no entanto, sofreu um dano: o enorme susto que o abalo de terra provocou.

Depois do alerta de tsunami, a população tentou refugiar-se em mesquitas, ainda com as imagens na memória da onda gigantesca que varreu o Japão. Mas também aqui houve ‘falso alarme’.

A ausência de ondas após o sismo levou a que as autoridades cancelassem o alerta de tsunami, segundo informou a Agência Indonésia de Meteorologia e Geofísica.

O serviço geológico norte-americano registou o sismo às 3h06m locais (20h06 em Lisboa). O epicentro situou-se a sudoeste de Jacarta, a 412 quilómetros de profundidade.

A Indonésia está no ‘Anel de Fogo’, onde a atividade sísmica ronda uma média de 7000 por ano, ainda que a maioria seja de fraca intensidade.

Em destaque

Subir