Nas Notícias

Sismo de magnitude 4.6 sentido no norte e centro do país

Várias localidades do norte e centro do país sentiram um sismo, nesta manhã de terça-feira. Os sistemas já registaram réplicas, não havendo informação de eventuais vítimas ou danos, até este momento.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revela que o abalo ocorreu cerca das 07h12 e atingiu 4.6 de magnitude na escala de Richter.

Porém, os sistemas de controlo de sismos já registaram um novo abalo de 3.1, às 7h29.

O epicentro localizou-se no mar, a cerca de 130 quilómetros a oeste do Cabo Mondego.

Até este momento, não há indicação de danos. No entanto, a Autoridade Nacional de Proteção Civil revela que o sismo ligeiro foi sentido “no norte do país, tendo a Autoridade já recebido alguns pedidos de informação”.

O IPMA explica que “foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Santa Maria da Feira.”

Nas redes sociais são já muitas as pessoas que se manifestam, sobretudo pessoas da zona norte e centro, havendo indicações de que o abalo poderá também ter sido sentido em regiões de Espanha.

Esta não é a primeira vez que a terra treme em Portugal, tendo já acontecido em outras ocasiões.

Recentemente, foi em Torre de Moncorvo, em julho deste ano.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Eis a indicação do sismo ocorrido nesta terça-feira na seguinte imagem:

Em destaque

Subir