Nas Notícias

Sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter sentido na ilha do Pico

Um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter foi hoje sentido na ilha açoriana do Pico, na região de São Mateus, sem causar danos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo de 2,5 na escala de Richter foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores e teve epicentro a cerca de 04 quilómetros a Norte-Nordeste de São Caetano, na ilha do Pico, grupo central dos Açores, segundo o IPMA.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de São Mateus, ilha do Pico.

Segundo o IPMA, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

O nível III da escala de Mercalli, significa uma intensidade fraca.

“É sentido dentro de casa. Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo”, de acordo com a definição do IPMA para esta escala de XII níveis.

Em destaque

Subir