Nas Notícias

Sismo de 4,4 na escala de Richter na freguesia do Capelo na ilha do Faial

Um sismo com magnitude de 4,4 na escala de Richter foi hoje sentido perto da freguesia do Capelo, na ilha do Faial, grupo central dos Açores, segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros do arquipélago.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adianta que o abalo foi registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) às 06:22 locais (07:22 em Lisboa).

O sismo com magnitude 4,4 na escala de Richter teve epicentro a cerca de 29 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo, na ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) em Feteira e Castelo Branco, concelho de Horta (ilha do Faial).

O abalo foi ainda sentido com intensidade IV nas freguesias de Matriz, Angústias, Conceição e Ribeirinha, concelho de Horta (ilha do Faial), e nas freguesias de Santo António e São Roque do Pico, concelho de São Roque do Pico (ilha do Pico).

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

O nível IV e V da escala de Mercalli, significa uma intensidade moderada a forte. Com esta intensidade, os objetos, janelas, portas, carros baloiçam e podem ser derrubados.

Em destaque

Subir