Sírios que fugiram de Setúbal intercetados em Lisboa
Os dois jovens sírios que hoje fugiram do porto de Setúbal, deixando os passaportes a bordo do navio onde tinham chegado, foram esta tarde intercetados na Gare do Oriente, em Lisboa.
Walid Jenad e Bashar Helly, ambos de 20 anos, tinham chegado a Setúbal a bordo do Nagham (proveniente de Marrocos), onde foram vistos pela última vez pelas 7h00. Sem darem conhecimento, evadiram-se do navio, usando um documento provisório de acesso a terra.
“O que aconteceu foi que um segurança interpelou os dois jovens e eles fugiram, o que levantou suspeitas”, explicou o capitão do porto de Setúbal: “Uma equipa da Polícia Marítima foi a bordo e confirmou que faltavam dois elementos da tripulação, que saíram do navio sem autorização do comandante”.
Intercetados em Lisboa, foram entregues à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que vai escoltá-los de volta ao navio para assegurar que não tentam entrar ilegalmente no país.
“Ainda não sabemos se se tratou apenas de um ato irrefletido dos dois jovens ou se foi uma coisa planeada”, acrescentou o capitão do porto, Luís Lavrador: “Neste momento, não temos nada que possa explicar as motivações dos dois jovens”.
A saída do Nagham está agendada para sábado.
As operações de busca envolveram meios de Polícia Marítima, Polícia Judiciária, PSP e GNR.