Mundo

Síria revoga estado de emergência mas não diz quando

Síria tentar travar os confrontos violentos, revogando o estado de emergência, que vigora desde 1963. Esta medida permite alargar os poderes das forças de segurança, incapazes de suster a revolta. A população continua a luta contra Bashar al-Assad.

A Síria anulou o estado de emergência, que estava em vigor há quase meio século. No entanto, apesar de se tratar de uma decisão efetiva, não se sabe ainda quando o Governo irá aplicá-la. Com o fim do estado de emergência, os militares poderão deter suspeitos e as forças de segurança veem os seus poderes alargados.

A revogação do estado de emergência surge com a finalidade de “suster a violência”, que assola o país. Todos os dias há confrontos e mortos, em resultado de manifestações, cuja finalidade é a retirada de Bashar al-Assad.

Não é crível que o Presidente consiga atingir os seus objetivos, já que a repressão está a causar revolta no país. A polícia síria continua a matar manifestantes que estejam contra Bashar al-Assad, mesmo que as manifestações sejam pacíficas.

Em destaque

Subir