Mundo

Síria: Militares de Bashar al-Assad deram início ao cessar-fogo

bashar-al-assadDepois dos confrontos dos últimos dias, a Síria parece ter acatado o cessar-fogo imposto pelo Conselho de Segurança da ONU. O plano de acordo de paz intermediado por Koffi Annan, emissário da ONU e da Liga Árabe, parece estar a ser cumprido, mas os sírios continuam pouco relutantes.

O governo de Bashar al-Assad cumpriu as ordens emitidas pelo acordo de paz que Koffi Annan intermediou e, conforme o previsto, militares e rebeldes baixaram as armas no dia de hoje, por volta das 06h00 (04h00 em Lisboa).

Este era o prazo imposto pelo Conselho de Segurança da ONU para que a paz regresse à Síria, tendo em vista o fim da luta armada entre o Governo e os revoltosos, que pretendem a queda do regime.

Até ao momento, não foram assinalados sinais de violência na região. “A situação está calma”, afirmou o presidente do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Foram sentidas algumas explosões em Zabanadi, região de Damasco, próximo da hora da ordem do cessar-fogo, mas o OSDH não quis comentar o incidente.

No entanto, o líder do Conselho Nacional Sírio, advertiu o povo a sair à rua e a manifestar-se, visto este ser “um direito absoluto”, o qual integra o plano de Koffi Annan.

Os revoltosos querem a queda de Bashar al-Assad, o que o Governo de Damasco não pretende. E é neste cenário que se tenta encontrar a paz. O Irão defende a permanência de al-Assad no poder.

Em destaque

Subir