Categorias: Mundo

Síria: contas de organizações de direitos humanos apontam para mais de 28 mil desaparecidos

A guerra civil na Síria já terá provocado mais de 28 mil desaparecidos. As contas resultam das análises de várias organizações de direitos humanos. “Sejam mulheres a fazer compras numa mercearia ou agricultores que vão buscar combustível, ninguém está a salvo”.

“Ninguém está a salvo”. Os relatos das organizações de direitos humanos que acompanham a guerra civil na Síria apontam num mesmo sentido: o desaparecimento de civis é um facto diário e inegável. Uma rede destas organizações, a Syrian Network for Human Rights, adiantou à BBC que, desde o início da revolta popular contra o Presidente Bashar al-Assad, haverá mais de 28 mil desaparecidos.

Os números, todavia, poderão ser bem superiores, como outras fontes relataram à mesma cadeia britânica. “De acordo com a informação que nos foi dada pelos nossos contactos em cidades por toda a Síria, pensamos que pode haver até 80 mil pessoas desaparecidas”, disse Muhammad al-Hasani, da Sawasya, à BBC.

O objetivo é claro: há milícias que raptam civis para “aterrorizar famílias e comunidades”, como explicou Alice Jay, do grupo ativista Avaaz. A mesma fonte acrescentou: “os sírios estão a ser arrancados das ruas pelas forças de segurança e paramilitares e a desaparecer para celas de tortura. Sejam mulheres a fazer compras numa mercearia ou agricultores que vão buscar combustível, ninguém está a salvo”.

O grupo tem recolhido testemunhos para apresentar Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. “As pessoas são apanhadas na rua durante a noite ou quando ninguém está a olhar. O regime faz isto por duas razões: para se livrar diretamente dos rebeldes e dos ativistas e para intimidar a sociedade, para que não se oponha”, descreveu Alice Jay.

A guerra civil na Síria, que começou em março de 2011 com a tentativa de deposição do regime de Bashar al-Assad, terá provocado entre 18 mil, diz a ONU, a 30 mil mortos, segundo as contas do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias