Nas Notícias

Sintra: Basílio Horta aceita PSD e pisca o olho à CDU

basilio hortaO presidente eleito da Câmara de Sintra, Basílio Horta, anunciou que pretende governar com uma ampla coligação. Aos quatro vereadores do PS, o autarca quer juntar os dois do PSD e o único da CDU, isolando os quatro vereadores eleitos pela lista de Marco Almeida.

O PS triunfou em Sintra, numa das batalhas mais renhidas das autárquicas de domingo, mas promete governar em coligação. O presidente eleito, Basílio Horta, anunciou que aos quatro vereadores socialistas quer juntar os dois eleitos pela lista da coligação PSD/CDS/MPT e o único representante da CDU no executivo camarário.

A confirmar-se esta ampla coligação, o fundador do CDS isola os quatro vereadores eleitos por Marco Almeida, o vice-presidente do executivo de Fernando Seara que avançou como independente após o PSD não o apoiar. Só os quatro vereadores independentes não terão pelouros, revelou hoje Basílio Horta.

“Há uma intenção, que ainda não está concretizada, de atribuir pelouros na Câmara de Sintra aos dois vereadores do PSD e ao vereador da CDU. Queremos uma maioria absoluta no executivo e que eles governem connosco. Chegavam os dois vereadores do PSD, mas queremos também a CDU connosco”, afirmou, citado pela Lusa.

“Já houve encontros, penso que há abertura para que cheguemos a um entendimento, mas vamos ver se há acordo”, acrescentou o presidente eleito, justificando o isolamento dos vereadores do movimento de Marco Almeida: “faço coligações com partidos e não com independentes”.

“Não estamos a colocar ninguém de parte e o vereador Marco Almeida será bem tratado”, assegurou o fundador do CDS, que avançou como cabeça de lista do PS: “como ele disse durante a campanha, ou alguém disse por ele e ele não desmentiu, que não gostava de partidos, não quero que venha agora desmentir-se”.

Em destaque

Subir