Nas Notícias

Sindicatos de médicos agendam greve conjunta para maio

Os dois sindicatos médicos, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), anunciaram esta segunda-feira o agendamento de uma greve conjunta para os dias 8, 9 e 10 de maio.

A decisão foi comunicado à agência Lusa, após uma reunião do Fórum Médico desta segunda-feira.

Inicialmente, a FNAM tinha previsto três dias de greve para abril mas, de acordo com o dirigente João Proença, da reunião resultou uma convergência entre os dois sindicatos e, assim, o agendamento de uma paralisação conjunta de três dias, em maio.

A paralisação assinala as reivindicações dos dois sindicatos, que pretendem a redução da lista de utentes por médico de família e a diminuição de horas semanais de serviço de urgência obrigatório, de 18 para 12 horas.

A manifestação prevista para o primeiro dia de greve, 8 de maio, por parte da FNAM, não vai contar, para já, com a associação do SIM que pretende “concentrar-se em primeiro lugar nas negociações”, como revelou o secretário-geral.

Roque da Cunha sublinhou, no entanto, a “convergência na ação” por parte dos dois sindicatos, numa paralisação que visa defender a “dignidade dos médicos”, como referiu João Proença, dirigente da Federação Nacional dos Médicos.

Em destaque

Subir