Nas Notícias

Simulador de IMI da Deco: Saiba quanto tem de pagar de imposto

pague menos imi1A Deco lançou um simulador que permite aos proprietários saber quanto têm de pagar de IMI. Segundo a Associação de Defesa do Consumidor, os portugueses entregaram ao Fisco mais oito milhões do que o devido.

Paga o Imposto Municipal Sobre Imóveis do tamanho da sua casa? Eis a pergunta que a Deco faz, no site ‘Pague Menos IMI’, que fornece um simulador para que os proprietários saibam o valor real do património e calculem quanto devem pagar.

O simulador é é de simples uso e remete o utilizador para a área do site das Finanças onde é possível saber o valor patrimonial da casa. Em três passos, é possível calcular o valor correto a pagar de IMI e confrontar esse valor com aquele que foi pago. Os proprietários podem ainda saber quando devem poupar.

De acordo com a Deco, que se baseia em simulações, o Fisco não está a ter em consideração a idade e o valor patrimonial dos imóveis sujeitos a tributação.

E esta alegada falta de atualização leva a que muitos proprietários estejam a pagar a mais do que o devido.

“É inaceitável que haja contribuintes a pagar o IMI correspondente a uma casa por estrear quando ela já não é nova e como se o valor de construção ainda fosse o mesmo de quando a compraram”, diz Ernesto Pinto, fiscalista da publicação Dinheiro & Direitos, da Deco, em declarações reproduzidas pelo Público.

Em destaque

Subir