Nas Notícias

Silva Peneda a comissário teria a pasta do Emprego, garante Ferreira Leite

silva peneda 210 Se Passos Coelho tivesse escolhido Silva Peneda para comissário europeu, a pasta do Emprego teria sido entregue a Portugal, afirmou ontem Ferreira Leite. Quanto ao pelouro entregue a Carlos Moedas, é “uma ironia do destino”, pois “a ciência tem sido dos setores mais castigados”.

A opção do Governo de Passos Coelho em indicar Carlos Moedas para a Comissão Europeia, em vez do também social-democrata Silva Peneda, fez com que Portugal perdesse um dos pelouros mais importantes: Emprego, Assuntos Sociais e Modalidade Laboral.

A garantia foi deixada ontem pela antiga presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite.

“No princípio, aquilo que se achava importante é que iríamos ter a pasta do Emprego e dos Assuntos Sociais. Essa era uma pasta realmente importantíssima. Só que essa pasta não era propriamente destinada a Portugal, era destinada a um português. Era o dr. Silva Peneda”, precisou a comentadora da TVI24.

Para Manuela Ferreira Leite, “a partir do momento em que o Governo, com certeza por motivos de natureza nobre, entendeu que o dr. Silva Peneda não servia para aquele lugar, evidentemente que a pasta não era para Portugal”.

“Portanto, perdemos essa pasta”, complementou a antiga ministra, recordando que o presidente do Conselho Económico e Social (CES) disponibilizou-se para ser o próximo comissário europeu nomeado por Portugal.

Recorde-se que, no CES, Silva Peneda tem-se mostrado bastante crítico das políticas económicas executadas pela equipa de Passos Coelho e, quando foi ministro do Trabalho (entre 1985 e 1993), trabalhou de perto com o homólogo do Luxemburgo, que era o futuro presidente da Comissão Europeia: Jean-Claude Juncker.

Como Passos Coelho optou por Carlos Moedas, a pasta entregue a Portugal (Investigação, Ciência e Inovação) acabou por ser “uma ironia do destino”, comentou Ferreira Leite: “a ciência e nomeadamente as universidades têm sido dos setores mais castigados pelo Governo”.

O único comentário até ao momento de Silva Peneda foi publicado pelo Público: “normalmente a dr. Ferreira Leite é uma pessoa bem informada”.

Em destaque

Subir