Mundo

Siku promove ursos polares com emissão em direto na internet

SikuO Siku virou ator: o famoso ursinho polar escandinavo vai ter uma emissão diária de duas horas na internet, em www.polarbearcam.com. O objetivo das transmissões é aproveitar a popularidade do Siku como um alerta para os perigos que ameaçam o Ártico.

O Siku, uma cria de urso polar que virou estrela na internet, vai ser o ator dum ‘reality show’ dedicado ao Ártico. O ursinho, cujo nome significa “gelo marinho” na língua dos inuítes, nasceu no Parque de Vida Selvagem da Escandinávia (Dinamarca) e virou uma estrela da internet quando se soube que, por doença da mãe Ilka (que não amamentava em quantidade necessária), tinha de ser alimentado pelos tratadores.

Os vídeos do ursinho tornaram-se virais e Siku tornou-se um fenómeno mediático, sobretudo através do Youtube. Agora, a cria vai ter direito a uma emissão diária na internet: no site www.polarbearcam.com será possível acompanhar em direto a vida desta nova estrela televisiva durante duas horas por dia. O projeto tem o nome de Siku Cam.

“O nosso objetivo com a Siku Cam é que as pessoas se apaixonem pela cria e que sirva de inspiração para que ajudem a salvar o gelo ártico”, afirmou o presidente da Polar Bears International, uma organização não governamental que luta pela preservação dos ursos polares.

O Siku vai ser um embaixador do Ártico, alertando para os perigos que afetam esta região, com especial destaque para o degelo provocado pelo aquecimento global. Segundo os dados avançados pela Polar Bears Internacional, dois terços dos ursos polares vão desaparecer até meados desde século, caso não sejam invertidos os níveis de emissão de gás carbónico.

Através do ursinho, a organização pretende sensibilizar a população mundial para medidas vitais, como a redução do consumo de água e energia, a reciclagem, a plantação de árvores e o uso de energia limpa.

Em destaque

Subir