TV

Sida: Charlie Sheen celebra tratamento experimental que eliminou o HIV

O ator Charlie Sheen submeteu-se ao ensaio clínico de um medicamento para eliminar o vírus da imunodeficiência humana (HIV, na sigla internacional) e pode estar curado da sida. “É fantasticamente impossível”, descreveu.

Charlie Sheen, uma celebridade cuja vida tem sido marcada por comportamentos (públicos) de risco, anunciou que o vírus parece ter sido suprimido pelo tratamento experimental.

Não há vestígios suficientes do HIV para serem detetados no sistema sanguíneo.

“É fantasticamente impossível”, desabafou o ator, de 51 anos, num comentário ao Daily Mail.

O medicamento testado, uma substância com o nome PRO-140, foi administrado por injeção semanal, apresentando como efeito colateral (segundo o famoso paciente) a sensação de fadiga.

Os resultados foram apresentados no fim de semana: o tratamento experimental suprimiu de tal forma o vírus que não há qualquer vestígio do HIV no sangue.

“Penso naquilo que sentia no primeiro dia e naquilo que sinto agora. Uau! Que transformação! Num minuto, estamos a caminho da ruína, no outro estamos a caminho da salvação. É fantástico”, acrescentou Charlie Sheen.

“Eu pensava com toda a certeza que estaria preso para sempre, mas olhem para mim agora”, concluiu o ator: “Estou tão grato aos génios da [clínica] CytoDyn por terem desenvolvido isto e por me terem convidado”.

O diretor executivo da clínica e responsável pelo tratamento, Nader Pourhassan, salientou ao jornal que as duas últimas análises ao sangue do paciente deram o resultado “alvo não-detetado”.

Os resultados da aplicação da substância ativa PRO-140 vão ser monitorizados nos próximos meses para, confirmado o sucesso do ensaio, se avançar com a comercialização de um medicamento contra a sida no final de 2017.

Em destaque

Subir