Desporto

‘Show’ da ‘ave’ do costume dá segunda Liga Europa ao Atlético de Madrid

falcao_1Um tal de Radamel Falcao voou esta noite muito acima daquilo que se espera nesta competição. Ex-jogador do FC Porto é de facto demasiado grande para a liga secundária de clubes da UEFA. Outro ex-dragão fechou uma noite de sonho para o Atlético de Madrid.

Dois golos de Radamel Falcao e um de Diego deram esta noite a Liga Europa ao Atlético de Madrid, a segunda em três anos. Do outro lado, aquela equipa a que chamam ‘pequeno Barcelona’ acabou por ter a mesma sorte que o clube da alcunha, caindo, à semelhança do ‘Barça’ frente ao Chelsea, perante a eficácia do adversário.

A vitória dos madrilenos começou a ser desenhada logo aos sete minutos. Falcao recebe a bola dentro da área, e descaído para a direita mete o esférico na ‘gaveta’ com o pé esquerdo. 27 minutos depois, aos 34, já o Atlético de Madrid vencia por 2-0. De novo Falcao, desta vez a receber de costas para a baliza e a trocar as voltas à defesa do Bilbao.

Na segunda parte os bascos apostaram na circulação de bola e, à semelhança do primeiro tempo, até foram melhores nesta parte, mas a formação orientada por Marcelo Bielsa fica-se por aí pois não teve sangue frio para reduzir vantagem, e até dispôs de algumas ocasiões.

A machadada final da equipa de Madrid surge já bem perto do final da partida (85), por Diego, também ele ex-jogador do FC Porto, embora não tenha saído do Dragão pela ‘porta grande’. O internacional brasileiro ganha o esférico no meio campo e com um Bilbao completamente partido vai para cima dos centrais. Amorebieta não teve sequer olhos para o drible do camisola 22 e estava feito o resultado final.

3-0 para o Atlético de Madrid e segunda Liga Europa conquistada em três anos. Quiqué Flores venceu este mesmo troféu no comando da equipa da capital, em 2009/10.

Para além de ter sido o melhor da final, Falcao, com 12 golos, vence também o prémio de melhor marcador da competição, tornando-se assim o primeiro jogador da história a conseguir esta distinção dois anos consecutivos, em competições de clubes da UEFA. ‘El Tigre’ conquista a Liga Europa pelo Atlético de Madrid um ano depois de ter marcado o golo que deu o mesmo troféu ao FC Porto, a época passada, em Dublin, frente ao SC Braga.

Destaque final óbvio para os portugueses Sílvio, Tiago e Pizzi, que se sagraram esta noite campeões europeus, em Bucareste.

Em destaque

Subir