Mundo

Shakuntala Devi lembrada com um google doodle no dia do 84.º aniversário

shakuntala devidoodle shakuntala devi 600{loadposition inline}Shakuntala Devi, indiana chamada de ‘computador humano’, completaria 84 anos neste dia 4 de novembro. Shakuntala demonstrava extrema capacidade para fazer contas, superando as máquinas de calcular. Em menos de um minuto, conseguia chegar ao resultado de uma multiplicação de dois números aleatórios, com 13 dígitos cada.

Um google doodle lembra, nesta segunda-feira, a indiana que fazia contas com maior eficácia do que uma calculadora. Shakuntala Devi era um prodígio da Matemática e tornou-se mundialmente conhecida pelo seu talento, de tal forma invulgar que ficou conhecida como “computador humano”.

Shakuntala Devi nasceu no dia 4 de novembro de 1929, na Índia, sendo que aos 3 anos de idade já revelava grande aptidão, através de pequenos jogos que aprendera com o pai, envolvendo cálculos que deveriam estar muito além das capacidades de uma criança com aquela idade.

A indiana Shakuntala Devi conseguiu inscrever o seu nome no Livro Guinness, em 1982, graças a uma capacidade ‘sobre-humana’: conseguia chegar ao resultado de uma multiplicação de dois números aleatórios, com 13 dígitos cada, em apenas 28 segundos.

Imagine alcançar, em menos de meio minuto, o resultado da multiplicação de 7,686,369,774,870 com 2,465,099,745,779. Seria capaz? Shakuntala Devi foi e por isso o seu nome está eternizado no Guinness e a sua memória é hoje lembrada com um doodle que a Google dedica a grandes personalidades, feitos e efemérides.

Shakuntala nasceu em Bangalore, membro de uma família ortodoxa. O pai não aceitou tornar-se sacerdote e integrou um circo, onde trabalhava como um trapezista, domador de leões, equilibrista e, sobretudo, mágico. Este facto foi preponderante na vida de Shakuntala Devi, já que a magia envolvia cálculo.

O pai de Devi descobriu a capacidade da filha em memorizar números ao ensinar-lhe um truque de cartas. Aos 3 anos, a pequena Shakuntala transformou-se numa pequena estrela, surpreendendo, mais do que os truques do pai. Devi viajou pelo mundo (desde a Europa aos EUA), demonstrando seus talentos na área da aritmética.

Impressionou a sua capacidade de chegar a resultados de cálculos complicadíssimos, envolvendo raízes cúbicas, multiplicações com mais de 10 algarismos, entre outros. A indiana tornou-se um símbolo da Matemática, o que suscitou a curiosidade de grandes publicações mundiais.

Além do trabalho como ‘calculadora humana’, Devi foi ainda astróloga e autora de diversos livros.

shakuntala devi 600Em abril de 2013, Devi foi internada num hospital de Bangalore, na Índia, com problemas respiratórios. Padeceu de complicações cardíacas e renais, durante duas semanas, até que morre a 21 de abril de 2013, aos 83 anos. Hoje, dia 4 de novembro de 2013, a Google dedica um doodle, no dia em que Shakuntala Devi completaria o 84 aniversário.

 

Em destaque

Subir