Motociclismo

Sexta vitória de Miguel Oliveira apesar do título ir para Danny Kent

MiguelOloveiraValencia815

Miguel Oliveira fez o que tinha a fazer; venceu o Grande Prémio da Comunidade Valenciana de Moto 3, ainda que isso não lhe tenha bastado para se sagrar campeão do mundo, já que Danny Kent garantiu o título ao terminar na nona posição.

O piloto português sabia que não dependia apenas de si próprio para se sagrar campeão do mundo, pois mesmo que ganhasse o seu rival tinha que terminar, no máximo, no 14.º lugar.

Mas Miguel Oliveira abstraiu-se completamente das condicionantes do campeonato, ciente que apenas podia fazer uma coisa; tentar obter a sua sexta vitória da temporada e a terceira consecutiva.

MiguelOloveiraValencia715

E mal se acendeu o semáforo verde o piloto de Almada ‘saltou’ da quarta posição da grelha de partida e assumiu o comando, sabendo que a prova seria disputada em grupo, como é habitual na categoria de Moto3.

Miguel Oliveira esteve a primeira metade da prova na liderança, sendo depois desafiado por Romano Fenati e Efren Vasquez, que, à vez, ‘roubaram’ a liderança ao português da KTM.

Mas o piloto português sabia o que tinha de fazer para ganhar numa pista como o Circuito Ricardo Tormo e perto do final assumiu em definitivo a liderança para não mais a largar.

Tanto maios que na última curva do traçado valenciano Niccoló Antonelli, Efren Vasquez e Romano Fenati se envolveram num acidente, deixando o caminho aberto para Jorge Navarro e Jakub Kronfeil acompanharem Miguel no pódio.

DannyKentValencia215

Danny Kent começou a corrida da 18:ª posição da grelha, mas aos poucos foi subindo na classificação, até alcançar o 11.º posto, transformado em nono com a queda de Antonelli, Vasquez e Fenati, e transformou-se assim no primeiro britânico – desde Barry Sheene em 1977 – a vencer um título no campeonato do mundo de velocidade em motociclismo..

Classificação final
1.º Miguel Oliveira (KTM) 40m09,782s
2.º Jorge Navarro (Honda) + 0,198s
3.º Jakub Kornfeil (KTM) + 2,090s
4.º Brad Binder (KTM) + 2,121s
5.º Enea Bastianini (Honda) º 2,975s
6.º Isaac Viñales (KTM) + 3,343s
7.º John McPhee (Honda) + 4,087s
8.º Hiroki Ono (Honda) + 9,627s
9.º Danny Kent (Honda) + 9,914s
10.º Phillip Oettl (KTM) + 10,580s

Em destaque

Subir