Nas Notícias

Sewol, o ‘ferry’ que matou mais de 300 pessoas já foi retirado do mar. Veja a animação que explica todo o processo de resgate

No dia 16 de abril de 2014, o ‘ferry’ Sewol afundou e matou mais de 300 pessoas, a maioria estudantes, naquele que é considerado o pior acidente marítimo na história da Coreia do Sul. Agora, passados quase 3 anos as autoridades sul-coreanas removeram o navio do fundo do mar e há uma animação que explica como tudo se procedeu.

O navio foi transportado para o porto de Mokpo, no sudoeste do país, e será em terra que as autoridades continuarão a procurar pelos restos mortais das nove pessoas que ainda estão desaparecidas, de acordo com um porta-voz do Ministério de Pesca e Assuntos Marítimos.

Para transportar o ‘ferry’, com 6825 toneladas e com 145 metros de comprimento, foi iniciada uma operação há cerca de uma semana.

O Sewol estava a 40 metros de profundidade no leito marinho e foi a causa de morte de 304 pessoas, incluindo tripulantes e passageiros, composto quase na totalidade por estudantes do secundário que estavam em viagem de finalistas.

Agora a operação de resgate ao ‘ferry’ já terminou, após 1073 dias encalhado no fundo do mar.

Esta operação, que começou em 2016, foi demorada devido aos ajustes constantes que eram necessários e pelo aumento do peso da embarcação, que após tantos dias no mar estaria a pesar mais 8500 toneladas por causa do lodo e dos detritos acumulados.

A operação começou com os mergulhadores a instalar 33 cabos na embarcação. Posteriormente, estes cabos foram ligados a 66 cabos de aço presos a duas baraças flutuando ao lado dos destroços.

A operação ficou concluída esta sexta-feira, com o auxílio de um semissubmersível, que conseguiu erguer o Sewol 13 metros acima do nível da água.

Para recuperar este navio, mais de 400 pessoas juntaram esforços, num resgate financiado entre uma empresa chinesa e o governo sul-coreano. A operação custou cerca de 90 milhões de dólares, cerca de 84 milhões de euros.

Por fim, há já uma animação que explica como decorreu todo o processo de resgate do Sewol. Confira aqui:

 

Em destaque

Subir