Nas Notícias

Sessenta por cento dos infetados com HIV/SIDA em Portugal são heterossexuais

Segundo um relatório do Instituto Ricardo Jorge, no ano passado foram detetados 900 novos casos de HIV/SIDA. Desde 2006, inverteu-se uma situação: os casos de toxicodependentes foram ultrapassados pelos heterossexuais, em 60 por cento dos casos.

O relatório divulgado pelo Instituto Ricardo Jorge aponta para uma nova realidade que não para de crescer. Se até 2006, em Portugal o maior número de infetados com o vírus do HIV/SIDA eram toxicodependentes, a grande maioria atual acontece nos casais heterossexuais em 60 por cento, dentro dos 900 novos casos que surgiram em 2011.

Os casos diagnosticados revelam 608 casos por transmissão heterossexual, 258 por homo ou bissexual e apenas 95 toxicodependentes, correspondendo apenas a 10 por cento da totalidade de infetados.

Dentro destes novos casos, a grande maioria correspondia a jovens entre os 20 e 39 anos, portadores assintomáticos e nesta faixa etária predominaram indivíduos heterossexuais e toxicodependentes.

Já nos que diz respeito à SIDA, foram registados 303 casos, com um padrão epidemiológico idêntico ao registado no ano de 2010: aumento de casos nos indivíduos heterossexuais e redução dos doentes associados à toxicodependência.

Mas mesmo assim o número aponta para uma diminuição dos doentes de SIDA sendo este o mais baixo, comparativamente com o ano de 1992.

A 31 de dezembro de 2011 faziam-se registar em Portugal 41.035 casos de HIV/SIDA, nos diferentes estádios de infeção, sendo 16 880 de SIDA.

Em destaque

Subir