Nas Notícias

Sessão de informação sobre AVC no Hotel Porto Palácio

Como explica Castro Lopes, neurologista e Presidente da Sociedade Portuguesa do AVC, entidade promotora do Congresso “esta sessão pretende transmitir de forma simples aspetos essenciais sobre o AVC, a importância de uma alimentação saudável e de um adequado estado nutricional em doentes que sofreram um acidente vascular cerebral”.

Castro Lopes é responsável pelo primeiro momento da sessão com a palestra “Aprenda o fundamental sobre o AVC”, seguindo-se uma apresentação da Nutricionista Sandra Alves sobre a importância de uma alimentação saudável.

A sessão continua com uma palestra de Célia Lopes, dietista, sobre a nutrição nos doentes após um AVC, focando um sintoma comum nestes doentes que é a disfagia e que se caracteriza pela dificuldade ou incapacidade em deglutir os alimentos.

O AVC é a principal causa de morte em Portugal e uma em cada seis pessoas no mundo terá um AVC ao longo da vida. Cerca de 30 por cento das pessoas que têm um AVC morrem ao fim de um ano e metade dos sobreviventes ficam com algum tipo de incapacidade.

“Este é um problema de saúde pública, daí termos decidido introduzir no Congresso esta sessão informativa. Compreendemos a importância de todas as pessoas estarem informadas e sensibilizadas para a problemática do AVC. Doentes, cuidadores, familiares e todos os interessados podem assistir e esta sessão que é de entrada livre”, continua Castro Lopes.

A apresentação “Nutrição nos doentes pós-AVC” é complementada com a participação de chef Fábio Bernardino, docente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), com uma demonstração culinária de soluções nutritivas para os doentes com disfagia.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir