Fórmula 1

Para Sergio Perez a penalização a Nico Hulkenberg no Abu Dhabi foi “inútil”

Sergio Perez criticou a penalização dada a Nico Hulkenberg no Grande Prémio do Abu Dhabi, considerando-a inútil. O alemão da Renault foi castigado com cinco segundos de retenção nas boxes aquando da sua paragem nas boxes para troca de pneus por ter usado a escapatória para recuperar posição ao mexicano da Force India no início da corrida.

A manobra ocorreu na curva 12 do Circuito de Yas Marina, quando Perez deixou Hulkenberg sem espaço dentro dos limites da pista para recuperar a posição depois do germânico ter sido ultrapassado.

Logo após o incidente o mexicano questionou a sua equipa pelo rádio porque razão Nico Hulkenberg não era penalizado, castigo que os comissários desportivos atribuíram mais tarde. Com o alemão da Renault a cumprir os cinco segundos no ‘pit-stop’.

O que é facto é que após a paragem nas boxes Hulkenberg manteve-se à frente de Perez, ganhando ambos um lugar após o abandono de Daniel Ricciardo. Contudo isso não bastou ao piloto da Force India, que considerou que em condições normais deveria ter terminado diante do germânico.

“Não foi a corrida mais excitante para mim, mas tive uma primeira batalha na primeira volta com Nico. Acho a penalização que ele sofreu um pouco estranha, porque estava à frente dele e ele cortou a curva ganhando vantagem e posição. Ele tinha mais andamento no ar limpo e conseguia ganhar tempo suficiente para tornar a penalização inútil. Ele devia ter-me devolvido a posição, como era exigível, como fez mais tarde na corrida com Grosjean, e deveria ter-me passado na pista”, considerou Sergio Perez.

Nico Hulkenberg fez uma pequena referência ao incidente com o mexicano, mas manifestou a sua satisfação com o sexto lugar conseguido: “Foi uma primeira volta interessante, e depois ainda mais interessante após a paragem nas boxes. Consegui passar o Haas, que era super rápido nas retas e fiquei com ‘Checo’ (Perez) atrás de mim esperando aproveitar-se da situação. Consegui terminar à frente dele, num final de época muito decente”.

Em destaque

Subir