Ciência

Vídeo: Será que o futuro da aviação passa por pistas circulares?

O futuro da aviação poderá estar nas mãos de Henk Hesselink. Este investigador holandês teve a ideia de transformar a forma como os aeroportos funcionam, principalmente as pistas de aterragem. Veja o vídeo.

A ideia do cientista holandês passa pela construção de pistas de aterragem circulares, com o aeroporto no centro. Henk tem trabalhado e desenvolvido esta ideia com uma equipa no Centro Aeroespacial da Holanda.

Segundo o investigador, a pista de aterragem com 360 graus seria mais sustentável e amiga do ambiente, em virtude dos níveis de combustível desperdiçado nas pistas de aterragem tradicionais.

De acordo com a ‘BBC World Hacks’, o modelo já está a ser testado em simuladores, concluindo que a pista circular poderia ser utilizada por três aviões simultaneamente.

Os especialistas acreditam que a pista circular, com um diâmetro de três quilómetros, será tão segura como as pistas utilizadas atualmente.

Esta investigação liderada por Henk conta com o financiamento da Comissão Europeia, mas uma pista deste género nunca foi construída ou testada anteriormente.

Veja as imagens:

Could circular runways be the future of air travel?

Will circular runways ever take off? (Film by Dougal Shaw)

Publicado por BBC World Hacks em Quinta-feira, 16 de Março de 2017

Em destaque

Subir