TV

Ser pago para comer na internet: Mukbang (com vídeo)

Há cada vez mais sul-coreanos que têm por profissão… comer online. Quem pratica o Mukbang faz as refeições em frente a uma webcam, sendo depois recompensado pelo público com estrelas que valem dinheiro.

Se gosta de comer, sente que tem perfil de apresentador e precisa de ganhar (mais) dinheiro experimente o Mukbang, a mais nova moda da internet na Coreia do Sul.

Esta tendência, cujo nome deriva da combinação das palavras ‘comer’ (muk-ja) e ‘transmitir’ (bang-song), funciona de uma forma aparentemente simples. Num servidor próprio (imagine o Facebook, a título de exemplo), um adolescente come em frente à webcam, enquanto vai entretendo o público (no nosso exemplo do Facebook, seriam os seguidores da página).

Quem gostar do que está a ver pode atribuir estrelas (como se desse ‘gosto’ a um artigo), que depois são convertidas em dinheiro.

Como tudo isto decorre online, depois ainda ‘acontece’ a internet. São lançados desafios (como um rapaz ter de comer vestido com roupa feminina) ou quebrados recordes: o BJ Benzz, descrito como uma pessoa calma, consegue devorar dois bolos (dos grandes) desde que os ‘empurre’ com um litro de leite.

Pode não acreditar, mas The Loan Shark, um dos mais famosos praticantes do Mukbang, ganha quase 200 mil euros por ano. Afinal, toda a gente precisa de comer e o servidor tem mais de 10 mil utilizadores registados…

Em destaque

Subir