Tecnologia

Separadores barulhentos: Chrome impõe silêncio com nova funcionalidade

mute tab

O browser Chrome tem uma nova função: ‘mute’. O silenciador pode ser aplicado no caso em que um separador surge de repente com ruídos indesejados. A solução visa substituir o ícone do altifalante que surgia na aba, uma funcionalidade que nunca teve grande adesão.

Já lhe aconteceu estar a ver um site e, de repente, surge um novo separador com um barulho que o irrita? No Chrome, pode mandar calar esse separador.

A nova função do browser remete para a frase mais marcante de todo o longo reinado do anterior Rei de Espanha: “Porque não te calas?” O ‘mute tab’ tem exatamente essa função, segundo o Mashable.

O Google já tinha tentado minorar o ‘problema’ dos separadores que abrem repentinamente e com som, colocando o ícone de um altifalante para que o utilizador soubesse qual a aba que estava a produzir o som. No entanto, essa funcionalidade nunca teve grande adesão.

O ‘mute tab’ só está está disponível na versão mais recente do Google Chrome. Clicando com o botão direito do rato na aba, na lista das opções aparece, na versão em português, “Desativar som do separador”.

Esta função esteve a ser testada ao longo deste ano, sendo agora disponibilizada para todos os utilizadores. Mas o que mais surpreende nesta decisão do Google é a incoerência, pois a empresa já havia assumido que nunca iria criar a opção de mandar calar um separador individualmente.

Segundo um dos criadores do Chrome, François Beaufort, essa opção era justificada pela necessidade de evitar que fosse o browser a ‘controlar’ o conteúdo exibido: “Depois de muito debate, decidimos não prosseguir com um silenciador de separadores porque cruza uma linha muito importante. Se fornecermos opções para conteúdos, significa que estamos a permitir que o Chrome deva assumir responsabilidades ao nível da política de conteúdos”.

“É normal que os utilizadores fiquem zangados com o comportamento inadequado de determinados conteúdos, que produzem sons irritantes, mas cabe aos utilizadores fazerem pressão junto dos sites para que estes alterem esta prática”, insistiu Beaufort.

Para um dos desenvolvedores do navegador, “o encerramento do separador é um sinal muito mais forte de que os anúncios estão a irritar os utilizadores”.

Em destaque

Subir