Cultura

Sensible Soccers em espetáculo de Cinema Expandido

Sensible_Soccers_900x450

Os Sensible Soccers vão apresentar – em Vila do Conde, Lisboa e Braga – um espetáculo de cinema expandido com música da banda e imagens manipuladas ao vivo pela artista plástica Laetitia Morais. Paralelamente a esta colaboração, a artista vai orientar um workshop CAMPUS sobre ‘Produção Cinematográfica em Tempo Real’, realizado em estreita ligação aos Sensible Soccers e à sua música.

O Curtas Vila do Conde apresenta, a 30 de junho, às 22h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, um espetáculo de cinema expandido com música da banda Sensible Soccers e imagens manipuladas ao vivo pela artista plástica Laetitia Morais.

Este concerto será apresentado também a 28 de maio, às 22h00, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e a 29 de maio, às 22h30, no GNRation, em Braga, numa coprodução entre as três organizações.

Em ‘Paulo’, a banda Sensible Soccers pretende apresentar a música como uma linguagem verbal capaz de criar sentidos:

“Se tudo é Paulo e nada é Paulo também, a palavra deixa de ser chão e atalho e é abandonada. Cresce o mistério e a estranheza num mundo onde o silêncio entre as pessoas é permanente. Ou seja, deixa de existir.” Para este desafio, o quarteto vilacondense vai contar com a artista plástica Laetitia Morais, que trabalhará imagens do seu arquivo que, nas palavras da própria, “serão selecionadas, cortadas, reunidas e manipuladas ao vivo, para contar narrativas ou desfazer-se delas. Será um trabalho marcado pelo desvelamento, colocando a descoberto particularidades deste novo cenário. Um olhar que contempla a trivialidade e evidencia, em simultâneo, o mordaz e o decoroso”.

A banda de Vila do Conde não é nova nestas andanças. Em 2014, os Sensible Soccers juntaram-se a Pedro Maia, num esgotadíssimo filme-concerto da 22ª edição do Curtas Vila do Conde, para criar uma atmosfera sensorial de imagens e sons partindo do tema principal do Festival: o futebol.

O espetáculo ‘Paulo’ está integrado na secção ‘Cinema Expandido’ do projeto CAMPUS, onde, através de residências artísiticas, realizadores e músicos trabaham com estudantes de cinema e audiovisual da região Norte para a criação de espetáculos.
O primeiro concerto deste tipo juntará The Legendary Tigerman com imagens Super 8mm, criadas pelos participantes de um workshop orientado pelo próprio músico e pelo realizador Rodrigo Areias.

Paralelamente a este espetáculo, Laetitia Morais vai orientar, de 20 a 23 de maio, um workshop em Vila do Conde sobre ‘Produção Cinematográfica em Tempo Real’, com a participação dos Sensible Soccers onde vários estudantes terão a oportunidade de contactar com um método digital de manipulação de imagens.

As inscrições, aceites por ordem de chegada, têm o custo de 50 euros por pessoa e decorrem a 15 de maio.

Autonomizado do Estaleiro, o Projeto CAMPUS inclui um conjunto de iniciativas de vários formatos, cujo objetivo primordial é oferecer a oportunidade aos seus destinatários de contactar com ideias, métodos de trabalho e de conhecimento na área da imagem, multimédia e em cruzamentos disciplinares destas linguagens artísticas com a performance ou a música.

Deste programa fazem parte, para além da produção de três filmes que terão estreia em julho no Curtas Vila do Conde, masterclasses e workshops, orientados por profissionais com um currículo de relevância internacional, destinados a estudantes e recém-licenciados.

O CAMPUS é desenvolvido pela Curtas Metragens CRL, responsável pelo Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, e é apoiado pelo QREN/ Programa Novo Norte.

Em destaque

Subir