Nas Notícias

“Senhora deputada, não sei se fez o exame da quarta classe”, diz Joana Mortágua

A deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, irmã de Mariana Mortágua, dirigiu-se à parlamentar social-democrata Nilza de Sena de uma forma pouco comum, na Assembleia da República.

A suspensão do exame da quarta classe levou Mortágua a lembrar que a atual geração de deputados não fez aquela avaliação.

Depois de Nilza de Sena ter abordado a política do Governo de Passos Coelho na área da Educação, Joana Mortágua reagiu de uma forma pouco comum, com o objetivo de criticar a visão da necessidade de uma avaliação feroz, na quarta classe.

“Senhora deputada, não sei se fez o exame da quarta classe. Fez? Não me diga que teve um ensino medíocre e facilitista que a trouxe até aqui. Eu não tive e cá cheguei. Julgo que ninguém nascido em Democracia fez exame da quarta classe. No entanto, temos pessoas capazes e qualificadas neste país. Não foi por isso que a sua educação ficou coxa”, argumentou Joana Mortágua.

A bloquista acusou também o anterior executivo de ter privilegiado o ensino privado, com prejuízos para o ensino público.

No seu espaço no Facebook, Joana Mortágua reforçou a sua ideia: “Há 40 anos que ninguém faz exames da 4ª classe. Nem sequer os deputados da direita. Será que lhes facilitaram a vida e tiveram uma educação medíocre?”.

 Veja o vídeo com a intervenção da deputada do Bloco de Esquerda, em tom crítico para com o anterior Governo (não o que caiu após a mais curta legislatura da democracia portuguesa).

Em destaque

Subir