Tecnologia

Para o Google, o login com passwords ‘vai ser’ coisa do passado

passwordAs passwords já não fazem sentido para o Google. O gigante da tecnologia está a desenvolver um novo sistema de autenticação para transformar os atuais processos de autenticação numa coisa do passado.

Pelo menos oito carateres, incluindo números e símbolos, por vezes com pelo menos uma maiúscula: definir uma senha (ou password) é cada vez mais uma ‘ciência’.

Mas, para o Google, um processo de autenticação baseado numa palavra-passe é coisa do passado.

O gigante da tecnologia está a desenvolver um novo processo de autenticação, com um sistema baseado num código número aleatório.

Sempre que o utilizador abrir um serviço do Google (como ou Gmail ou o Youtube, entre vários outros) num dispositivo diferente do último a partir do qual acedeu, recebe um código no telemóvel, que terá de introduzir no novo sistema de autenticação.

Foi um dos programadores da empresa, Rohit Paul, a revelar estes destalhes, mas o próprio Google já revelou que está a desenvolver um processo de autenticação que dispense a necessidade de memorizar passwords.

“Convidámos um pequeno grupo de utilizadores a ajudar-nos a testar uma nova forma de acederem às contas Google sem password”, confirmou a empresa, numa nota enviada ao TechCrunch.

Desde 2013 que os sistemas de autenticação se tornaram numa ‘obsessão’ para o Google, que esteve prestes a lançar no mercado a Yubico, uma ‘vulgar’ pen usb que incluía uma tecnologia criptográfica.

Em destaque

Subir