Categorias: MundoNas Notícias

Senador Democrata Cory Booker apresentou candidatura às presidenciais dos EUA

O senador Cory Booker declarou hoje que vai concorrer ao lugar de candidato Democrata nas eleições presidenciais dos EUA de 2020, apelando à união dos norte-americanos à volta de um “propósito comum”.

O senador pelo Estado de Nova Jersey é o segundo político negro num leque de candidatos Democratas muito diversificado, antecipando umas eleições primárias muito concorridas no partido que procura derrubar a liderança Republicana de Donald Trump.

“Acredito que podemos construir um país onde ninguém é esquecido, ninguém é deixado para trás, onde os pais podem colocar comida na mesa; onde há empregos bem remunerados com bons benefícios em todos os bairros; onde o nosso sistema de justiça criminal preserva a segurança, em vez de arrastar crianças para jaulas e caixões; onde vemos os rostos de nossos líderes na televisão e sentimos orgulho, não vergonha “, afirmou Cory Booker, no vídeo onde anunciou que vai concorrer ao lugar de candidato Democrata nas eleições de 2020.

Booker terá de disputar o lugar Democrata com três dos seus colegas senadores – Elizabeth Warren, do Massachussets, Kamala Harris, da Califórnia, e Kirsten Gillibrand, de Nova Iorque – mas também, eventualmente, com outros potenciais candidatos, incluindo o ex-vice-Presidente de Barack Obama, Joe Biden, o ‘mayor’ de Los Angeles, Eric Garcetti, o ex-candidato presidencial Bernie Sanders ou o bilionário Michael Bloomberg.

Nascido na capital, Washington DC, Booker foi presidente da Câmara de Newark, a maior cidade de Nova Jersey, com uma numerosa comunidade portuguesa, venceu uma eleição especial no Senado em 2013 para substituir o Democrata Frank Lautenberg e ganhou um mandato no Senado em 2014.

Cory Booker levou um estilo entusiasmado para as suas intervenções no Senado, onde tem apresentado várias propostas políticas para tentar aprofundar a justiça social, tendo-se destacado num projeto bipartidário para a reforma da justiça criminal, apoiada por Donald Trump.

No vídeo de anúncio da sua candidatura, Booker invocou a luta contra a escravidão e o papel da imigração na construção do caráter da nação, numa alusão às diferenças que o separam do atual Presidente.

“A história da nossa nação é definida pela ação coletiva; pelos destinos entrelaçados dos escravos e abolicionistas; dos nascidos aqui e daqueles que escolheram a América como lar; daqueles que pegaram em armas para defender o nosso país e daqueles que uniram forças para o desafiar e mudar “, disse Booker.

Booker já conseguiu reunir 4,1 milhões de dólares (quase quatro milhões de euros) para os cofres da sua campanha para as primárias Democratas.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias