Nas Notícias

Sempre que fala de gays, João Malheiro gera controvérsia

O comentador João Malheiro corrigiu a sua polémica afirmação de ontem, na tertúlia da CMTV, em que defendeu que “a homossexualidade faz mal à saúde”. Malheiro quis evitar mal-entendidos e corrigiu a afirmação: “A homossexualidade faz mal à minha saúde”. Veja o vídeo.

Depois de ter sido alvo de críticas nas redes sociais, pelas suas declarações na tertúlia da CMTV, João Malheiro sentiu necessidade de esclarecer essas ideias.

O comentador começou por abordar a decisão da Organização Mundial de Saúde, que retirou a homossexualidade da lista de doenças. Ontem, a própria CMTV escreveu, na descrição do vídeo, que esta decisão não agradava a Malheiro – o comentador deixou entender que essa medida da OMS era “contra a minha opinião”.

Hoje, esclareceu que a ideia é precisamente o contrário. “Contra a minha opinião, a homossexualidade era considerada uma doença. Portanto, era exatamente ao contrário”, explicou.

Menos convincente foi a justificação seguinte, relativamente à afirmação que deu origem ao título. Disse Malheiro que “a homossexualidade faz mal à saúde”. Ontem. Hoje, corrigiu essa frase:

“Na minha enorme legião de amizades, cabem homossexuais, masculinos e femininos. Mas isso não significa que eu pratique a causa. E quando disse que faria mal à saúde, estava a falar da minha saúde”, salientou João Malheiro, provocando a incompreensão de Maya, que confronta o seu colega de programa.

“Mas se tu não praticas, como é que te faz mal?”, pergunta Maya.

A resposta: “Ó Nossa Senhora. Faria mal à minha saúde ter alguma prática homossexual”.

É legítimo considerar que há incongruências no discurso? Não estará João Malheiro a dizer exatamente a mesma coisa?

Acresce que é conhecido um histórico de Malheiro na defesa de ideias que podem ser consideradas homofóbicas.

E na sua exposição de ontem, teceu outras considerações igualmente polémicas.

“Tal como faz mal à saúde ser muito gordo – já o anão, coitado, não tem culpa de ser pequenino – também faz mal à saúde ser homossexual, na minha opinião. Qual é o problema?”, dissera ontem.

E concluiu, com uma comparação: “Quem quiser fazê-lo [ser homossexual] faz. É como fumar. Só fuma quem quer. Só bebe quem quer”.

Também na CMTV, o comentador disse um dia que era “heterossexual com muita honra e orgulho” e que “só o cheiro a homem o irrita”. Recorde esse momento.

Veja o vídeo do esclarecimento de João Malheiro:

Em destaque

Subir