Nas Notícias

Semana Internacional da Tiroide alerta para risco cardiovascular

mulher_tiroideDedicada ao tema ‘Tiroide e o Risco Cardiovascular’, a Semana Internacional da Tiroide decorre até 27 de maio, com a realização de diferentes ações de sensibilização e informação da população, organizadas em conjunto pela Federação Internacional da Tiroide, o Grupo de Estudo da Tiroide, a Associação das Doenças da Tiroide (ADTI) e a Merck Serono. Amanhã, assinala-se o Dia Mundial da Tiroide.

“Há uma ligação muito próxima entre a tiroide e o coração. Tendo em conta que são as hormonas tiroideias que regulam a rapidez dos batimentos cardíacos, a pulsação, a circulação sanguínea, as contrações cardíacas e o consumo de oxigénio, qualquer alteração no funcionamento da tiroide é sentida pelo coração. Se uma pessoa tiver um excesso ou um défice de hormonas tiroideias, o coração irá reagir. Por isso, este ano, na Semana Internacional da Tiroide, quisemos chamar a atenção da população para a influência da tiroide no bom funcionamento do coração”, explica Maria João Oliveira, coordenadora do Grupo de Estudo da Tiroide.

Neste Dia Mundial da Tiroide, que se assinala a 25 de maio, são várias as atividades programadas. Para o Jardim do Príncipe Real, em Lisboa, das 8h00 às 14h00, está marcado um rastreio gratuito à tiroide, no qual se medirá os níveis de TSH. Os profissionais de saúde presentes irão transmitir mensagens-chave sobre as doenças e a importância de vigiar a tiroide.

Ainda no dia 25 de maio, às 14h00 será organizada uma sessão de esclarecimento aberta ao público no auditório do Hospital da Luz. Nesta sessão serão abordados temas como a função da tiroide, as doenças da Tiroide e o risco cardiovascular, o hipotiroidismo e o hipertiroidismo, a cirurgia da tiroide, entre outros. Também no Hospital Beatriz Ângelo, sexta-feira, haverá uma sessão de esclarecimento, e apela-se aos utentes que façam a consulta da tiroide e os exames necessários nesse mesmo dia.

Com o tema escolhido para este ano, o objetivo é alertar as pessoas para o impacto que o funcionamento da Tiroide tem no coração, facto desconhecido para muitos. Se uma pessoa tiver um excesso ou défice de hormonas tiroideias, o coração reage – acelerando ou abrandando. Sem o tratamento adequado, as perturbações da Tiroide agravam uma condição cardíaca existente ou irão causar o desenvolvimento de outros problemas. Neste sentido, pode dizer-se que “quando a Tiroide fala, o coração escuta”.

No caso do hipotiroidismo – que acontece quando a Tiroide não produz hormonas tiroideias suficientes, desacelerando o metabolismo –, este leva a que o coração bata de forma demasiado lenta ou irregular. Em consequência, as pessoas que têm hipotiroidismo poderão desenvolver arritmias, bradicardia, pressão arterial elevada, o que aumenta o risco de ataque cardíaco e de AVC. Uma Tiroide hipoativa não causa apenas sintomas, pode agravar outras patologias.

Quando o doente sofre de hipertiroidismo, o coração bate mais rápido, podendo provocar taquicardia, aumento da frequência cardíaca sentida como palpitações, aumento da pressão arterial com maior amplitude da pressão do pulso. Esta situação pode ser especialmente grave em doentes idosos, com patologia cardíaca subjacente, nomeadamente ateroesclerose.

As doenças da tiroide afetam mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e em Portugal atingem já um milhão. Apesar disso, estas doenças e as suas implicações no funcionamento do coração são ainda desconhecidas e até desvalorizadas pela maioria da população.

Em destaque

Subir