Nas Notícias

‘Semáforo’ da Anacom indica a qualidade do sinal da TDT com atualização diária

anacom sinal tdtComo está a qualidade do sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT)? Aproveitando a rede de sondas nos vários distritos, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) colocou uma ferramenta online para indicar a qualidade, medida diariamente, do sinal da TDT.

É fácil de ler como um semáforo: verde, amarelo ou vermelho.

Em comunicado, citado através da Lusa, a Anacom anunciou a disponibilização, através da internet, de uma ferramenta que reflete a monitorização da qualidade do sinal da TDT, medida por uma rede de sondas espalhadas pelo país.

“Essa informação é dada através de uma ferramenta que identifica com as cores verde, vermelha e amarela o nível de qualidade do sinal registado em todos os distritos”, salientou o regulador.

A informação é fácil de ler como um semáforo: a cor verde significa que existe uma boa qualidade na recepção do sinal TDT (através do canal 56) no local onde a sonda está instalada.

“Significa que, para o dia em análise, em mais de 99 por cento do tempo, o sinal TDT esteve acima do limiar mínimo de qualidade definido”, acrescentou a Anacom: “A ter havido dificuldades na recepção do sinal, estas terão tido duração inferior a um por cento do dia”.

O regulador adiantou que, se a localidade pesquisada tiver cor vermelha, isso significa que no dia em análise houve dificuldades de recepção do sinal TDT, ou seja, que em um por cento do tempo ou mais o sinal esteve abaixo do limiar mínimo de qualidade.

“Nestes casos, as sondas estão instaladas em zonas onde apenas está disponível a rede TDT de frequência única (canal 56), não havendo emissores da rede multifrequência que possam servir de alternativa”, explicava o comunicado.

No caso da cor amarela, existem dificuldades de recepção do sinal de TDT através do canal 56, mas na mesma localidade existem outros canais que asseguram a emissão do mesmo.

“A qualidade dos sinais emitidos nesses canais alternativos não é, contudo, medida por estas sondas”, explicou a Anacom, pelo que o amarelo indica que, em pelo menos um por cento do dia analisado, as medições registadas estavam abaixo do limiar mínimo da qualidade definida.

“A informação que é disponibilizada através da nova ferramenta da Anacom tem todo o histórico de medições até á véspera do dia em que é feita a pesquisa”, concluiu o regulador: “Nos planos da Anacom está também passar a fazer a monitorização do sinal emitido pelos emissores dos outros canais que constituem a rede multifrequência: 40, 42, 45, 46, 47, 48 e 49”.

A ferramenta pode ser consultada nesta ligação.

Em destaque

Subir