PT Animal

Seis veterinários e 26 caçadores detidos por mutilação de cães

detidos por mutilação de cãesUma operação da Guarda Civil espanhola terminou com a detenção de seis veterinários e 26 caçadores por maus-tratos a animais. Os 32 envolvidos são suspeitos de terem cortado orelhas e caudas a cães sem que os animais tivessem ido a uma consulta veterinária para o justificar.

Há mais de um ano e meio que a força de segurança espanhola investigava uma vasta rede por suspeita de maus-tratos contra animais.

De acordo com uma fonte da Guardia Civil, citada sob anonimato pela Antena 3 (de Espanha), um raide conduzido na província de Huelva culminou com a detenção de 32 suspeitos: seis veterinários e 26 caçadores.

Os suspeitos têm sido investigados, ao longo de ano e meio, devido a uma prática que ainda se mantém na província de Huelva: o corte de orelhas e caudas de certas espécies de cães, em especial pitbulls, sem que os animais tenham ido a uma consulta veterinária que atestasse a necessidade desses cortes.

Os 32 detidos foram presentes a um juiz, que os soltou em liberdade enquanto aguardam pelo julgamento.

A mesma fonte admitiu que “o número de 32 detidos vai aumentar previsivelmente até aos 50 caçadores e donos de cães da raça pitbull sob investigação por maus-tratos a animais em três comarcas”, nomeadamente Sierra, Condado e Huelva.

Em destaque

Subir