Cultura

Seis obras de Picasso rendem mais de 63 milhões de euros em leilão da Sotheby’s

nmt picassoA qualidade ainda tem procura no mercado da arte. No leilão da Sotheby’s, nos EUA, só as seis obras de Pablo Picasso renderam mais de um terço dos 159 milhões de euros investidos pelos compradores: só a “Natureza morta com tulipas” foi vendida por 32,5 milhões de euros.

À terceira tentativa, a Sotheby’s conseguiu realizar o leilão de obras impressionistas e de arte moderna em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Pablo Picasso foi o autor em maior destaque, quer por ter batido o recorde da sessão – a “Natureza morta com tulipas” foi vendida por 32,5 milhões de euros –, quer pelo valor agregado das seis obras postas à venda: 63 milhões de euros, mais de um terço dos 159 investidos pelos amantes das artes.

Marie-Thérèse Walter, a modelo que inspirou Picasso na obra “Natureza morta com tulipas”, foi também retratada em “Dama à janela”, tela que foi vendida por mais de 13,5 milhões de euros. Contudo, nenhum apreciador avançou para a aquisição de “Tomateiro”, outro quadro de Picasso que foi a leilão.

Ainda assim, “os resultados sólidos demonstram claramente que, neste mercado, continua a existir uma procura pela qualidade”, frisou Simon Shaw, que coordenou o leilão, depois dos dois adiamentos provocados pela passagem do furacão Sandy. Num total de 68 lotes, que apresentavam obras de Cézanne, Degas, Dalí e Miró, só 22 peças ficaram por vender.

Em destaque

Subir