Desporto

Seis milhões do Zenit por Garay, confirma o Benfica

garayO Benfica vai receber seis milhões de euros pela transferência de Garay para o Zenit. O valor foi hoje comunicado pela SAD à CMVM. O central argentino despede-se após “três anos magníficos” e prometendo recordar “todos os momentos inesquecíveis que vivi em Portugal”.

Garay deixa o Benfica e ruma à Rússia. Foi o próprio clube encarnado a assumir a transferência, num comunicado enviado pela SAD ao regulador da bolsa (onde está cotada), a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo com o FC Zenit para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos e económicos do atleta Ezequiel Marcelo Garay Gonzalez”, indica o texto do comunicado.

Aos 27 anos, Garay sai por um valor próximo ao da cláusula de rescisão, que estava nos 20 milhões de euros. Isto porque metade do passe pertence ao Real Madrid e o Benfica tinha alienado 10 por cento ao fundo Benfica Stars Fund, em setembro de 2011 (por 1,175 milhões de euros).

O documento não revela qual o valor global da transferência, indicando apenas o montante a receber pela SAD.

Garay chegou ao clube a 20 de julho de 2011, por 5,5 milhões de euros, e rapidamente se fixou no onze, sendo fundamental na conquista do título nacional e na dupla presença em finais da Liga Europa.

“Quero agradecer a todos os que me apoiaram nestes três anos magníficos que passei no Benfica, em especial ao presidente, que acreditou e apostou em mim, e ao treinador, que me fez evoluir e atingir um nível de que muito orgulho”, despediu-se o central argentino, numa entrevista à Benfica TV.

“Agradeço também a todos os meus companheiros com quem tive a honra de jogar neste clube”, continuou o defesa: “sempre disse que queria retribuir ao Benfica e aos adeptos todo o carinho que me deram e este é o momento. Não podia esperar mais, mas levo todos os momentos inesquecíveis que vivi em Portugal no meu coração. Gracias”.

Este era, sem dúvida, “o momento” para a transferência: Garay está a valorizar-se no Mundial, ao serviço da Argentina, e o contrato com o Benfica ia expirar a 30 de junho de 2015.

Em destaque

Subir