Nas Notícias

Seguro: “Manda a inteligência adequar os compromissos de Portugal à nova realidade”

antonio_jose_seguroAntónio José Seguro, secretário-geral do PS, disse hoje que Portugal necessita de “mais um ano” para cumprir as metas estabelecidas, consolidando as contas públicas de forma “inteligente”.

Em entrevista à agência Reuters, o secretário-geral do Partido Socialista considerou de grande importância rever a natureza das atuais políticas económicas e monetárias da Zona Euro. António José Seguro afirmou ainda que apoia não só a emissão de eurobonds, mas também um reforço do papel do Banco Central Europeu.

No dia em que se reuniu com os elementos da troika, o líder da oposição acha que Portugal está a assumir uma política de “austeridade a qualquer preço” e afirmou novamente que o país precisa de mais um ano para cumprir as metas estabelecidas.

Para o secretário-geral do PS, “manda a inteligência adequar os compromissos de Portugal à nova realidade”, sendo certo que é importante que o país “honre os seus compromissos”.

“A receita de austeridade excessiva e a qualquer custo é errada e leva ao agravamento da crise que Portugal enfrenta”, diz, assumindo que “se fosse primeiro-ministro, teria de tomar medidas de austeridade”. No entanto, reafirma que não fomentaria “esta dose e este ritmo de austeridade”.

Na mesma entrevista, António José Seguro disse ainda que Portugal deverá ter todas as condições para se manter na zona euro caso a Grécia deixe a moeda única.

Em destaque

Subir